5 de mar. de 2010

Pães

Não é receita. Embora cozinhe praticamente todos os dias da semana, não sou chef. Aprendi a me virar sozinho. Há dois anos minhas filhas, vieram morar comigo, então virei “pãe”, um pai com atributos de mãe.
Criar filhos sozinho não é tão difícil assim. As mulheres roubaram o nosso lugar? Pois então, estamos roubando o lugar delas. Há um número considerável de comunidades de pais solteiros no orkut e a com o maior número de membros, o montante ultrapassa os quatro mil. Isto possui uma significância de alta profundidade: filhos escolhendo viver com os pais, em detrimento das mães.
Não vou analisar os vetores ou intensidades que levam à essa escolha. Criar filhos será meu foco. Estamos nos acostumando à organização caseira. A praticidade masculina ainda está se adaptando com panelas, vasos sanitários e outros ítens que não constavam no nosso rol de “macho” das atividades do cotidiano. Além de consertarmos a pia, trocarmos lâmpadas, ainda temos que lavá-las e escolher, no bazar, qual lustre se ajusta melhor à sala. Já ando até com medo de passar na frente de uma loja de calçados, parar e ficar em estado zen de meditação, como é típico do mundo feminino.
Uma adolescente e uma pré-adolescente. É o que tenho. Meninas. Além dessa crônica, minha preocupação agora é com arrumação de cabelo, ouvidos limpos, unhas limpas, sem esquecer a parte estética. Isso me fez admirar mulheres de cabelo curto. São práticas. Saio para o trabalho, celular em riste, não desligo nunca. Ficam em casa enquanto estou fora. Hora e meia vem à mente se estão bem ou não. Doença. Agora tenho um termômetro. Em Riveira, cidade uruguaia que faz limite com Santana do Livramento, sendo conhecida como zona franca, ao invés da tradicional garrafa de vinho chileno, comprei um termômetro digital, tecnologia de ponta. Ah, passei batido por uma loja de sapatos, só para constar. Ainda bem. Já sei para o que servem os vários tipos de chás e “receitas da vovó”. Organizei finalmente meus documentos, pois preciso da carteirinha de saúde delas à mão, em caso de emergência. Limpeza. Sem pestanejar, limpo tudo o que encontro. Antes de ser um pãe, até as baratas reclamavam das condições domiciliares. Agora, decoração. Convivo com pôsteres de atores, atrizes, grupos e cantores que eu nem sonhava existir. Sinto-me atualizado no show business. Até ando ensaiando alguns passos de hip hop. Miley Cirus tornou-se um nome conhecido pra mim. Até gosto de algumas canções.
Intimidade. Bem, não tenho segredos com elas, não escondo nada, converso sobre tudo. Autodidaticamente aprendi sobre menstruação e fui à luta. Quando minha maior menstruou a primeira vez, foi tranqüilo. Curiosamente, falamos de generalidades. Elas não me contam se ficam ou com quem ficam. Divido-me em três: procuro ser amigo, mãe e pai, conforme a situação. Estudo. Checar temas, estudar junto, responder perguntas, discutir atitudes, abraçar derrotas, pular em cima do colchão nas vitórias. Procuro complementar a educação delas com o meu conhecimento, mas ainda não consigo dar a elas conselhos sobre calçados (não parei naquela loja ainda).
Vivo um dia de cada vez, com meu trabalho, comigo mesmo e com minhas filhas. Não é difícil. Era propaganda enganosa, na tentativa vã de dizer que as mulheres são capazes de fazer a mesma coisa que os homens, mas que a recíproca não é verdadeira. Estou vencendo a história. E quem sabe, a genética.
Ser pãe é cansativo, mas prazeroso. Adentrando o misterioso mundo feminino, tornei-me um homem melhor. Gilberto Gil que o diga. Não sou possuidor do amor de mãe, mas tenho o amor de pãe. Amor incondicional, mas que não passa a noite em claro quando a adolescente está na balada.
Daqui a dez anos voltarei a essa crônica novamente e direi a vocês se o resultado foi bom ou não. Até lá, continuarei matando um leão por dia. Mas sem parar na loja de calçados. O que continua me assustando é que ao invés de um tratado de filosofia, tive que comprar um livro de receitas culinárias. Pior de tudo, estou adorando ler.

4 comentários:

  1. Menino, gostei muito, lembrei gdo tive que aprender tudo sobre futebol e temas masculinos para tratar com meus 4 gatos com personalidades diferentes que criei. Confesso, o resultado é mais que compensador....Aurora......

    ResponderExcluir
  2. Nossa, adorei!!!

    achei interessante vc, em função de sua nova vida, ficar receoso com a hipótese de ficar extasiado diante de uma loja de calçados..rs ( ótimo rsrs).
    Destaque tb por estar se sentindo no direito de roubar um lugar que sempre foi tradicionalmente da mulher.

    Gostei demais da crônica. Parabéns em dose dupla por estar "mandando" muito bem como "pâe"...e pela crônica que ficou divinamente escrita.
    Cláudia

    ResponderExcluir
  3. que lindo dindo!
    adoraria ver a cena: vc parado na frente da loja de calçados!! kkk'

    saudades imensas
    beijo

    ResponderExcluir
  4. OLÁ, MOISÉS. É O MOACIR.
    ESTOU APROVEITANDO O ESPAÇO DA JÊ PARA DEIXAR UM ABRAÇO E DIZER QUE ACHEI UM BARATO A CRÔNICA.
    TAMBÉM ADORO SER PÃE E CURTIR TOTALMENTE MINHAS DUAS MUSAS.
    É MARAVILHOSO.
    VALEU, COMPADRE! ATÉ MAIS.
    AH!
    SE EU TE PEGAR NA FRENTE DAQUELA LOJA DE CALÇADOS, TE CAPO.

    ResponderExcluir