22 de mai. de 2012

Salvem as Piadas

"Ele matou oitenta pessoas em dois dias" - "Ele é adotado".

  O mais interessante do filme Os Vingadores não é a ação nem os efeitos especiais, cada vez mais complexos, mas sim a genial mixagem entre ação, dramas individuais e humor furtivo, com pequenas incursões visuais e frases que tornam-se chistes fast food. Um destes chistes é o citado acima. Humor rápido, despropositado.
O que caracteriza uma piada? Justamente uma situação excepcional onde alguém se dá mal. O engraçado normalmente é o inesperado desta situação. A resposta que não aventamos e que vem de uma forma esdrúxula.
As piadas estão em perigo de extinção. O politicamente correto é o fator ambiental responsável pelo processo de extinção. Praticamente não se pode mais brincar com nada. Não me assustaria ver uma ONG portuguesa que reclamasse na justiça da UE a discriminação contra as piadas brasileiras que falam dos portugueses. A piada sempre teve uma "escada". Algo típico, caricato, que por si só já é engraçado e com a circunstância certa e a narração exata, faz-nos cair de gargalhadas.
Mas se quisermos então ser mais politicamente corretos, deveríamos acionar judicialmente a Marvel por partir do princípio binarista que os deuses nórdicos realmente existem, mas que, a exemplo do Eram os Deuses Astronautas, apenas são habitantes de um longínquo planeta, com uma tecnologia superior à nossa e que sabem como viajar pelas wormholes. Isto seria então, uma afronta aos outros credos. De igual modo, poderíamos processar a Marvel pelo fato de que nem todo rico e poderoso é egocêntrico e playboy.
Sou filho adotivo e em nenhum momento me senti ofendido com aquilo. Não resumo o mundo todo a meu pensamento, isto não seria politicamente correto. Mas também não elevo uma piada circustancial a uma batalha pelo bem do povo adotado. Que bom que foram adotados, dada a situação de milhões de órfãos no mundo.
Daqui a cinquenta anos podemos ter um mundo sem piadas, sem humor. Sem o diferencial que nos faz humanos: o riso, a alegria. Podemos chegar a um estágio que, ao acordar de manhã e esboçarmos um sorriso, isto poderá ser interpretado como ironia de não ter morrido durante a noite, e a Associação dos Além-Túmulo quiser nos processar por causa disso.
Salvem as piadas. O greenpeace precisa criar uma subcomissão. Que seja o Laughpeace, o riso da paz. Há que se rir de tudo, inclusive e principalmente, de nós mesmos, para que a vida seja mais leve. Querer truncar o humor achando que tudo é discriminação é, no mínimo, paranóia. Ou então processarei o Eric Stoltz por todos os papéis de vilão que  tenha feito, afinal, também sou tão ruivo quanto o dito cujo.
Lutemos pela preservação das piadas. E dos filmes com bom humor, ainda que o mundo esteja em perigo. Que não seja o Ragnarok, o lobo que trará a escuridão eterna, a detonar com a alegria que ainda existe neste mundo. Afinal, Loki era adotado sim, mas ao menos sabia de onde vinha.

Um comentário:

  1. Você se parece com o Eric Stoltz?? Então você deve ser lindíssimo! Você é casado ou solteiro? lol

    ResponderExcluir